PROJETO DE LEI N.º 31/2013
RECONHECE A CIDADE DO CRATO COMO A CAPITAL DA EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DO ESTADO DO CEARÁ A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1 º - A cidade do Crato passa a ser considerada a Capital da Exposição Agropecuária do Estado do Ceará.
Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
FERNANDA PESSOA
DEPUTADA
JUSTIFICATIVA
A Exposição Agropecuária do Crato, conhecida nacionalmente como Expocrato, é um evento realizado anualmente, no mês de julho, na cidade do Crato, no cariri cearense.
Misturando cultura, feira agropecuária e shows musicais, a Expocrato está entre os grandes eventos do nordeste brasileiro. São ao todo oito dias de festa, desfile e leilão de animais, comidas típicas e shows culturais.
A área reservada do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti para os shows é de 420.000 m². Possui, ainda, 40 camarotes, dois palcos, duas tendas eletrônicas, espaço para esportes radicais e capacidade para 100.000 pagantes.
Na parte externa são instalados diversos stands voltados para agronegócios e serviços, como telefonia, farmácia, produtos industrializados diversos, casa de farinha, engenho de cana-de-açúcar, palco para apresentações folclóricas (palco Eloi Teles), um espaço da URCA para performance de bandas de MPB, agências bancárias, parques de diversões, floricultura, artesanato e barracas de bebidas e comidas típicas.
Entre elas consta a tradicional Barraca de Luís Jacu (Barraca do Flamengo), a Chopperia Saloon, a tradicional barraca de bebidas dedicada à execução de Reggae e MPB, denominada Rosto e na década passada contava com uma barraca dedicada ao Rock e MPB, chamada Los Zetas. Nos últimos anos chegou a contar com uma barraca que também tocava Rock, denominada Etanol.
Em 2013, teremos a sexagésima segunda edição da Expocrato, configurando-se entre as maiores feiras agropecuárias do Brasil.
Por todo o exposto, solicitamos o apoio de todos os colegas parlamentares para a aprovação desse importante projeto.
FERNANDA PESSOA
DEPUTADA