PROJETO DE LEI N.º 256/13

 

Denomina de “GERALDO BENONI GOMES SILVEIRA” a Escola de Ensino Médio no Distrito de Lagoa do Carneiro, localizado no Município de Acaraú.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º. – Fica denominado de “GERALDO BENONI GOMES SILVEIRA a Escola Estadual de Ensino Médio no distrito de Lagoa do Carneiro, localizado no Município de Acaraú.

 

Art. 2º. – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Art. 3º. – Revogam-se as disposições em contrário.

 

MANOEL DUCA

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Geraldo Benoni Gomes Silveira nasceu em Acaraú, estado do Ceará, no dia 04 de dezembro de 1917.

 

Filho de Manoel Duca da Silveira e Maria Odete Gomes Silveira. Casou-se com Maria Ilma Magalhães Silveira em setembro de 1951 com quem teve três filho : Francisco José Silveira Magalhães, Carmem Odete Magalhães Silveira e Cecília de Fátima Magalhães Silveira. Faleceu no dia 06 de outubro de 2008.

 

Estudou no Seminário Menor em Sobral - CE. Em 1942, concluiu o curso de Técnico Agrícola na Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais.

 

Foi vereador de Acaraú no período de 1951 a 1954, assumindo a Presidência da Câmara de Vereadores no biênio 53-54. Um ano depois se tornou Prefeito de Acaraú no período de 1955 a 1958.

 

Concluído o curso de Técnico Agrícola em Viçosa-MG, trabalhou durante 4 anos no perímetro irrigado de São Gonçalo – PB.

 

Herança do seu avó e de seu pai, criadores de gado bovino, administrou as propriedades de Lagoa do Carneiro, Lagoa da Vila e Aroeira, situadas no Município de Acaraú, além da Fazenda Cachoeira, hoje pertencente ao município de Miraíma, e Fazenda Grosso, no município de Santana do Acaraú.

 

Em 1959, passou a trabalhar como fiscal da Coletoria Estadual no interior do Ceará. Promovido à Inspetor Fazendário alcançou o último nível da carreira, desempenhando, neste ínterim, a função de Coordenador.

 

No primeiro governo de Virgílio Távora ocupou o cargo de Diretor Estadual de Fiscalização.Aposentou-se como Auditor Fiscal no ano de 1977. Era considerado, no meio dos fazendários, a reserva moral da Secretaria da Fazenda.

 

Na legislatura de 1966 – 1970, período em que a Prefeitura de Acaraú passou à Administração adversária, os professores do então povoado de Lagoa do Carneiro, hoje distrito de Acaraú, deixaram de receber seus salários. Geraldo Benoni, que possuía uma propriedade na região, arcou com o pagamento dos professores durante este período.

 

MANOEL DUCA

DEPUTADO