PROJETO DE LEI N.º 146/2013
DENOMINA ANTÔNIO ALBANO DE MENESES A ESCOLA DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, LOCALIZADA NO DISTRITO DE GRAÇAS, NO MUNICÍPIO DE AMONTADA - CE.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º. Fica denominado de Antônio Albano de Meneses a Escola do Governo do Estado do Ceará, localizada no Distrito de Graças, no Município de Amontada - CE.
Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
PAÇO DA ASSEMBLEIA LEGISLETIVA DO ESTADO DO CEARÁ.
Sala das Sessões, em 24 de junho de 2013.
Deputado Dr. Sarto
LÍDER DO GOVERNO
JUSTIFICATIVA
Antônio Albano de Menezes nasceu no Distrito de Graças, Amontada – CE (na época o Distrito pertencia ao Município de Itapipoca), no dia 13 de dezembro de 1910. Filho de Tiago José de Meneses e Maria Albano da Silva.
Desde cedo começou a trabalhar na agricultura, vindo depois a trabalhar como balconista (na época a profissão era conhecida por caxeiro), no Distrito de Barrento, Itapipoca – CE, com o objetivo de ajudar seus pais que eram pessoas muito carentes na criação de seus 08 (oito) irmãos. Após algum tempo retornou ao município de Amontada para trabalhar também como balconista para o Senhor Murilo Romero de Barros, tendo este lhe dado grande incentivo para abris seu próprio negócio.
Tornou-se dono de seu estabelecimento comercial no ano de 1939 com apenas 19 (dezenove) anos de idade. No dia 13 de agosto de 1941, já bem estabelecido em seu comércio casou-se com a Senhora Francisca Albano Barros e desta união resultaram 06 (seis) filho: Raimunda, Maria, Neide, Aragão, Humberto e Robério.
Como comerciante e formador de opinião entre seus amigos e vizinhos, constantemente atuava na política local, sempre fazendo parte do grupo político do ex-Deputado Estadual Dr. Rigoberto Romero de Barros, onde sempre o apoiou enquanto político de mandato.
Em 1985, chagada à emancipação política do Município de Amontada, lançou seu filho Antônio Aragão Albano a disputa por uma vaga a Câmara Municipal, onde obteve êxito e se manteve no Cargo de Vereador por 06 (seis) mandatos consecutivos.
Faleceu no dia 10 de maio de 2001 aos 91 (noventa e um) anos de idade.
Devido a grande influência por ele deixada, sua família nunca deixou de ter representatividade política no Município de Amontada, tendo hoje seus filhos Robério Albano como Vereador, Aragão Albano como Secretario Municipal, Humberto Albano como Presidente do Sindicato dos Proprietários Rurais de Amontada e seu neto mais velho Wagner Albano como Procurador Geral do Município.
Sala das Sessões, em 24 de junho de 2013.
DR. SARTO
DEPUTADO