PROJETO DE LEI N.º 109/2013
DISPÕE SOBRE A INCLUSÃO DA PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, REALIZADA EM FORTALEZA, NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art.1º. Fica incluída, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará, a Procissão de Nossa Senhora de Fátima, realizada em Fortaleza.
Art. 2º. A Procissão de Nossa Senhora de Fátima é realizada, anualmente, no dia 13 de maio.
Art.3º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
SALA DAS SESSÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ
INÊS ARRUDA
DEPUTADA
JUSTIFICATIVA
O presente projeto de lei visa incluir no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará a Procissão de Nossa Senhora de Fátima, realizada no município de Fortaleza, anualmente, no dia 13 de maio.
Segundo o Ministério do Turismo, “o turismo religioso configura-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas”.
A procissão de Nossa Senhora de Fátima é reconhecida como um dos maiores eventos religiosos do Ceará, reúne milhares de fiéis na caminhada em homenagem a santa.
A Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Bairro de Fátima, celebrou de 4 a 13 de maio a Festa de sua padroeira, com o tema “Celebrando a fé no mês de Maria. A Mãe de Deus foi feliz, porque acreditou” (Lc 1,45).
No dia 13 de maio, onze celebrações eucarísticas fizeram parte da programação do dia. A caminhada em homenagem à santa teve início na Igreja do Carmo, no Centro da Cidade, às 18h30, passando pelas avenidas Duque de Caxias, Barão de Aratanha, 13 de Maio, terminando no Santuário de Fátima, com uma Missa campal.
Segundo Ivan de Souza, pároco da Igreja de Fátima há cinco anos, a quantidade de fiéis que atendem a missas e celebrações em homenagem à santa só aumenta. “Ano passado, tivemos 120 mil. Esse ano foram 150 mil pessoas. (Fonte: Jornal o Povo, edição 14 de maio de 2013)
Diante do exposto, contamos com o apoio dos Senhores Parlamentares em aprovar esta proposição.
SALA DAS SESSÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.
INÊS ARRUDA
DEPUTADA