PROJETO DE INDICAÇÃO N.º 76/2013
DISPÕE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE ESCOLAS DE ARTES NORDESTINAS NAS MACRO-REGIÕES DO ESTADO DO CEARÁ.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ INDICA:
Art. 1º - O Governo do Estado do Ceará implantará Escolas de Artes Nordestinas nas Macro-Regiões do Estado do Ceará.
Art. 2º- A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará será a gestora das Escolas de Artes Nordestinas.
Art. 3º - O Governo do Estado do Ceará regulamentará a presente Lei.
FERNANDA PESSOA
DEPUTADA
JUSTIFICATIVA
Este projeto prevê a criação de Escolas de Artes Nordestinas nas Macro Regiões do Estado do Ceará. O objetivo é valorizar e resgatar a cultura popular nordestina no Ceará.
A Escola de Artes Nordestinas deverá contar com diversos cursos das artes nordestinas, como Cordel, Xilogravura, Artesanato, Folclore, Música e Dança. Entre os ritmos nordestinos a serem resgatados estão Boi-Ceará, Pastoril, Reisado, Caninha Verde, Dança do Coco, Maneiro Pau, Tiração de reis, Banda Cabaçal, Torém, Caboclinho, Dança de São Gonçalo, Maracatu, Baião, Xote, Xaxado, Forró, Seresta, Viola e Repente.
A cultura é uma das grandes atrações do Ceará. Através das danças, músicas e folguedos populares, o povo cearense expressa tradições e costumes, do litoral ou sertão. São manifestações espontâneas, que tiveram origem da fusão cultural do branco, do negro e do índio que aqui habitaram.
Porém, muitas dessas manifestações culturais estão morrendo, perdendo força e deixando de ser repassadas de pais para filhos. Com a Escola de Artes Nordestinas, o Ceará irá resgatar, preservar e fortalecer a cultura popular cearense. As Escolas também ajudarão na retirada de crianças e jovens de situações de risco, por meio da educação e da cultura.
Acreditamos que com a criação da Escola de Artes Nordestinas, teremos um importante instrumento cultural e educacional no fortalecimento das manifestações populares do nosso Estado. Pedimos o apoio de todos os colegas parlamentares na aprovação deste Projeto, pois, por meio das Escolas, deixaremos viva a nossa cultura.
FERNANDA PESSOA
DEPUTADA