PROJETO DE LEI Nº. 76/12
Denomina de Delzira Paulo Vieira a
Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do
Bairro Autran Nunes, em Fortaleza-CE.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art.1º – Fica denominada de Delzira Paulo Vieira a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Avenida Senador Fernandes Távora, no Bairro Autran Nunes, em Fortaleza-CE.
Art.2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art.3º – Revogam-se as disposições em contrário.
Sala das Sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em 10 de maio de 2012.
JUSTIFICATIVA
Delzira Paulo Vieira nasceu em 12 de novembro de 1938, na cidade de Maranguape-CE. Veio morar em Fortaleza no ano de 1974, estabelecendo-se no bairrro Henrique Jorge, vindo logo depois a casar com Francisco Xavier de Moura com quem teve três filhos.
Começou então, ao ver o sofrimento das pessoas necessitadas que moravam próximas a ela, a desenvolver um trabalho filantrópico em socorro dos que a procuravam. Sua luta foi em prol dos menos favorecidos, por uma causa justa, buscando sempre melhorias para todos esquecendo-se, às vezes, de cuidar de sua vida pessoal e dos seus familiares.
Mulher visionária contribuiu e liderou inúmeras iniciativas populares que visavam melhorar a qualidade de vida dos moradores de sua região tais como: fundação da creche “Estrela do Amanhã”, na qual as crianças ficavam amparadas o dia inteiro e suas mães podiam desenvolver suas atividades laborais sem preocupação; apropriação de terreno abandonado conhecido como “Rampa”, no qual foi construída a sede da Associação dos Moradores da Favela Goiânia, inaugurada no dia 13 de março de 1988; construção de casas populares, em mutirão, com energia elétrica instalada e sistema de abastecimento d’água e praticamente a criação do Bairro Autran Nunes.
Dona Delzira faleceu em Fortaleza aos 24 de fevereiro de 2012, tinha 73 anos de idade, deixando muita saudade e extraordinários exemplos a serem seguidos e continuados.
Solicito, portanto, o apoio de meus nobres Pares a esta propositura. Sala das Sessões, 10 de maio de 2012.
ROBERTO CLAUDIO
DEPUTADO (A)