PROJETO DE LEI N.º 23/2012.
DENOMINA DE VICENTE GONÇALVES DE PAULA A RODOVIA ESTADUAL CE-321 QUE LIGA SÃO BENEDITO AO MUNICÍPIO DE GRAÇA.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, DECRETA:
Art. 1º Fica denominada de VICENTE GONÇALVES DE PAULA a rodovia estadual que liga São Benedito ao Município de Graça (CE- 321), no Estado do ceará.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
Justificativa
VICENTE GONÇALVES DE PAULA, filho do Cel. Antonio Coelho de Paula, intendente municipal de São Benedito, durante 19 anos (1893-1912) e de Dona Alice Barreto de Paula, neto do Cap. Aristides Barreto, 1º Prefeito eleito em nomeação direta (1926). Foi Prefeito de São Benedito no período de 1955-1959.
Nasceu em São Benedito, em 15 de dezembro de 1920, estudou em Fortaleza, no Liceu do Ceará, ingressando em seguida na escola técnica de contabilidade, Carlos de Carvalho, de onde saiu graduado como contador, sendo depois aprovado no vestibular de Ciências Econômicas.
Ingressou no serviço público, por concurso, no cargo de redator do Poder Legislativo do Estado (Assembléia Legislativa) em 1947 e durante os 30 (trinta) anos em que esteve como funcionário do Poder Legislativo, ocupou diversas vezes o cargo de Chefe de Gabinete na Presidência, inclusive quando seu cunhado Dep. Joaquim Bastos Gonçalves, exercera a presidência da casa do povo. Por ato da mesa diretora, exerceu várias funções de relevo, sendo nomeado Secretário de CPIS e de outras comissões técnicas.
Durante o governo provisório (1966) do Dep. Franklin Chaves, foi nomeado Chefe de Gabinete junto à Secretaria de Governo. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Interior e Justiça, durante as gestões dos secretários: Dr. Joaquim Bastos e Dr. Bolivar Bastos.
No governo Plácido Castelo foi designado Diretor Geral da Secretaria de Educação do Estado. No governo Cesar Calls, ocupou a função de Diretor de Pessoal da Casa Civil.
Foi repórter do jornal da Diocese de Sobral “O Nordeste”, por mais de 2 (dois) anos. Foi Orador oficial do Grêmio Literário Ibiapabano em 1952 e 1953. Orador Oficial nas diversas Gestões do Tabajara Clube de São Benedito.
Em 1954, licenciou-se da Assembléia Legislativa para concorrer as eleições municipais em São Benedito, sendo eleito para o período de 1955-1959.
Durante sua Gestão, conseguiu do então Presidente do BNB, Dr. Raul Barbosa, a instalação de uma Agência Bancária daquela instituição em São Benedito, o primeiro Banco Financeiro na Região da Ibiapaba. Fez também através de autorização da câmara municipal, a doação do terreno para a construção da Sede da Agência, bem como a doação do terreno para a construção do Aeroporto do município.
Através dos Deputados Federais, Álvaro Lins e Joaquim Bastos, Conseguiu verba especial para o início da construção da Maternidade N. Sra. de Fátima.
Realizou a obra de calçamento das principais ruas da cidade e o estudo para abastecimento de água no município. Teve papel importante junto a Assembléia Legislativa na emancipação dos Distritos de Pacujá e Carnaubal.
Trabalhou pela conservação das estradas do Município, incluindo as estradas dos então Distritos e Povoados da região Sertaneja (Pacujá, Graça, Vila Formosa e Lapa).
De seu casamento com Francisca Almeida Filizola Paula (Almeidinha Salmito), nasceram seus filhos: Antonio Coelho de Paula (ex prefeito de São Benedito), Silvia Maria Gonçalves de Paula (mãe do atual Secretário de Administração do Município, Dr. Rômulo), Francisco Gonçalves de Paula (Comerciante), Egberto Gonçalves de Paula (Funcionário Aposentado da CHESF), Vicente Gonçalves de Paula Filho (ex Prefeito), Lucia de Fátima Gonçalves (atual Sec. de Ação Social e esposa do vereador Régis Brito), Edilene Gonçalves (funcionária Municipal e ex Primeira Dama do Município do Graça e mãe da atual Prefeita do município do Graça).
Atualmente, dando continuidade a tradição política da família na região norte do Estado do Ceará, seus netos Augusta de Paula Brito e Agnes Gonçalves de Aguiar, são respectivamente, Prefeita do Município do Graça, e Vice-Prefeito do Município de São Benedito.
Morreu aos 86 (oitenta e seis) anos, no dia 29 de Abril de 2006, deixando para seus familiares e amigos, exemplo marcante de sua personalidade e honestidade.
VANDERLEY PEDROSA
DEPUTADO (A)