PROJETO DE LEI Nº 166.11

 

DÁ DENOMINAÇÃO DE DRº JOÃO EDUARDO NETO A POLICLÍNICA NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO  DO NORTE.

 

 

 

Artº 1º - Passa a denominar-se Drº João Eduardo Neto a Policlínica no Município de Limoeiro do Norte.

 

Artº 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

 

 

                                                           JUSTIFICATIVA­­

 

 

 

O presente projeto de lei visa denominar Drº João Eduardo Neto a Policlínica no município de

Limoeiro do Norte.

São inúmeras as razões que nos levam a prestar esta homenagem ao cidadão Drº João Eduardo Neto farmacêutico formado pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Fortaleza em fevereiro de 1927.

João Eduardo Neto nasceu em 03 de maio de 1905 na cidade de Russas-CE. Após sua formatura erradicou-se em Limoeiro do Norte onde passa a exercer a profissão de farmacêutico e empresário no ramo de farmácia, sendo o único farmacêutico da cidade por mais de 40 anos. Nessa condição, e ante à existência de um único médico na cidade, João Eduardo como era conhecido, era diuturnamente procurado pela população que o tinha como médico. Na farmácia, João Eduardo prescrevia medicamentos, na maioria por ele mesmo manipulado.

Em 1929, casou-se com Francisca Nogueira Eduardo, de tradicional família limoeirenses, conhecida por Fransquinha, com quem teve um único filho Drº João Eckner Eduardo, odontólogo tendo exercido o mandato de Prefeito Municipal de Limoeiro do Norte no período de 1970-1972.

Muito antes de se falar em reidratação oral ele já a fazia, usando suas milagrosas fórmulas à base de citrato de sódio e sacarose. A reidratação oral foi a maior bandeira levantada pelo seu João no campo da saúde na cidade de Limoeiro do Norte e cidades circunvizinhas.

Ressalte-se a importância do trabalho deste brilhante farmacêutico a mais de 60 atrás, visto que a reidratação oral só foi implementada e reconhecida como eficaz há pouco mais de 10 anos. Foram centenas de crianças salvas por ele, o choro de crianças era uma orquestra permanente na sua farmácia.

Não sabemos quantos salvou, mas sabemos que milhares daqueles tratados por ele muitos estão vivos para contar a história.

Com o advento da penicilina em 1928 se João muitas vezes transformava o salão de sua própria residência em enfermaria. Tratava os doentes portadores de infecções e ao som de despertador acordava em horas marcadas várias vezes à noite para aplicar medicação.

João Eduardo participava ativamente das ações  sociais, culturais e políticas, tendo presidido a Sociedade Limoeirense de Cultura e Arte, era uma pessoa querida por todos os limoeirenses, sobretudo pela pessoa afável que era.

Pelos relevantes serviços prestados à sociedade limoeirenses e jaguaribana, è mais do que justa a homenagem ora pretendida, em denominar a Policlínica de Limoeiro do Norte com o nome do Drº João Eduardo Neto, falecido em 1º de abril de 1998, personagem célebre que engrandeceu a história do município de Limoeiro do Norte.

Por sua luta e dedicação a saúde, e pelas muitas conquistas em benefício dos limoeirenses, solicitamos o apoio dos nobres Pares para que se preste esta justa homenagem, que muito alegrará a todos aqueles que presenciaram e ainda recebem o legado de seu exemplo e dedicação.

                                                                         

 

 

 

Dep. Mailson Cruz

               PRB