PROJETO DE LEI Nº.163.11
Denomina a Escola Profissional e Tecnológica Estadual no Município de Novo Oriente de Maria Eudes Bezerra Veras.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Artigo 1º - Denomina a Escola Profissional e Tecnológica do Município Novo Oriente de Maria Eudes Bezerra Veras.
Artigo 2º - Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.
Sala das sessões, 17 de junho de 2011.
Deputado Nenen Coelho
JUSTIFICATIVA
O presente projeto de lei, mais que uma merecida homenagem à pessoa, de Maria Eudes Bezerra Veras, tem a prerrogativa de fixar na memória do povo cearense, em especial ao povo de Crateús, a saudável lembrança dessa respeitável cidadã, que, como Professora prestou serviços relevantes para o desenvolvimento da Educação em todo o Estado do Ceará.
Maria Eudes Bezerra Veras, nasceu em Crateús em meados da década de 40; iniciou sua vida escolar na zona rural do Ceará, no inicio da década de 1950, mesmo diante das dificuldades em dois anos aprendeu a ler, escrever e efetuar as operações fundamentais da aritmética.
Seu desempenho como aluna transformou-se em credencial para atuar como professora, após concluir o Curso Normal. Sua primeira experiência como professora primária foi com uma turma de soldados analfabetos, no 4º Batalhão de Engenharia e Construção no Município de Crateús.
Diante da imensa vontade de crescer, partiu para São Paulo em busca de melhorias, no entanto, o frio intenso e a grande saudade de sua cidade natal fizeram com que ela retornasse ao Ceará em 1963;
Em 1972, passou a trabalhar na rede pública, como técnica da Secretaria de Educação, paralelamente às atividades de Coordenação de Curso Normal no ensino privado. Atuando, ainda como professora da Universidade Estadual do Ceará entre 1976/83.
Toda sua trajetória foi pautada na luta pela aplicação dos recursos constitucionalmente vinculados para o desenvolvimento e manutenção do ensino e em defesa da universalização do ensino de qualidade para todos os cearenses. Com esse objetivo, participou ativamente, junto à UECE, Secretaria da Educação, Secretaria da Fazenda, Conselho de Educação, Associação dos Prefeitos, Sindicatos dos Professores, jornais e rádios, de diversos momentos em defesa de uma educação de qualidade.
Pelo exposto apresentamos o presente projeto visando prestar esta merecida homenagem a Educadora, Maria Eudes Bezerra Veras, certos de que a proposta receba a acolhida de nossos nobres pares.
Sala das sessões, 17 de junho de 2011.
Deputado Nenen Coelho