PROJETO DE LEI Nº 139.11

 

 

 

 “DENOMINA  NEUSA  PRADO  GONDIM  DE OLIVEIRA O CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO ODONTOLÓGICO – CEO, DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ – CE.




 


A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

 

Art. 1º – Fica denominado de Neusa Prado Gondim de Oliveira o Centro de Especialização Odontológico – CEO do Município de Maracanaú-Ce.

 

Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

 

Sala das Sessões, em 01 de junho de 2011.

 

 

 

Deputada Fernanda Pessoa

Líder PR

 

 

 

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

 

Neusa Prado Gondim de Oliveira, nasceu na localidade Olho D´Àgua do Pitaguary no Distrito de Maracanaú, no dia 28 de setembro de 1913. Filha de José Monteiro Gondim e Marcionília do Prado Gondim.

Cursou o nível primário em Maracanaú, casou-se com Jorge Saraiva de Oliveira (falecido), no dia 05 de junho de 1937, tendo quatro filhos; José Jorge Prado Gondim Oliveira (falecido); Jorgelino Prado Gondim Oliveira; Joinvile José Prado Gondim Oliveira e Jorge José Prado Gondim Oliveira.

Esposa e mãe exemplar, soube conciliar a política com a administração do seu lar.

Graças ao seu espírito aguerrido e humanitário, passou, espontaneamente, a dedicar-se pela causa dos menos favorecidos, ajudando-os em suas dificuldades. Tornou-se uma líder comunitária, daí ingressando na carreira política no município de Maranguape, no ano de 1947, na qualidade de eleitora possuindo o título eleitoral nº 31.

Foi admitida como professora pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará no dia 19 de outubro de 1945, lecionando no Distrito de Maracanaú.

Sempre defendeu e foi exemplo da fidelidade partidária, sendo eleita, seis vezes, vereadora pela sua querida e amada cidade de Maracanaú pelo Partido Social Democrático (PSD).

·         1ª Eleição – 1950, sendo considerada, talvez, a 1ª vereadora eleita no Brasil;

·         2ª Eleição – 1954;

·         3ª Eleição – 1958;

·         4ª Eleição – 1966;

·         5ª Eleição – 1970;

·         6ª Eleição – 1972.

     Na eleição de 1962, não conseguiu se reeleger por apenas 01 voto, ficando na 1ª suplência. No segundo semestre do ano de 1966, assumiu o cardo em virtude da vacância.

     No ano de 1931,foi eleita Presidente da Câmara Municipal de Maranguape, permanecendo durante os 04 anos de mandato.

     Foram 29 anos de vida política, dos quais 26 anos foram como vereadora, sem possuir nenhum pedido de renúncia de cargo, com pouquíssimas faltas às reuniões e raros pedidos de licença que só eram feitos por motivos justos, sem inimizades, gozando de prestígio, reconhecimento e confiança até pelos adversários.

     Durante sua longa militância política (1950 – 1976), foi atuante, dinâmica, gerando inúmeros requerimentos, projetos de resolução e outras solicitações encaminhadas ao Plenário da Câmara.

     Tinha como seu principal objetivo requerer do Poder Executivo Municipal melhorias, à época para o Distrito de Maracanaú, pelo qual sempre se fez de representante.

 

 

     Candidatou-se à Vice-Prefeita de Maranguape, tendo como candidato a prefeito o Sr. Paulo Nogueira, não sendo eleita, encerrando, assim, a sua carreira política no ano de 1976.

Participou de cursos, seminários e outros eventos políticos, entre eles:

- III Seminário Internacional de Administração Municipal em abril de 1973, em Fortaleza-CE;

- II Encontro de Vereadores do Estado do Ceará, em outubro de 1973, em Fortaleza-CE;

- Curso de Processo Legislativo e Técnica Legislativa, promovido pelo Conselho de Contas do Estado do Ceará, em agosto de 1974, em Fortaleza-CE;

- XI Encontro Nacional de Vereadores do Brasil, em agosto de 1975, em Belém-PA;

- Eleita Diretora de Relações Públicas da Associação de Câmaras Municipais do Estado do Ceará – ACAMUCE, em abril de 1975;

- Recebeu Diploma “Hors Concurs”, por ter sido incluída entre os 10 melhores vereadores do Ceará, através de pesquisa realizada pela Comissão de Seleção da “UCAPE” em colaboração com o Jornal Tribuna Estado de São Paulo, em 05 de outubro de 1975, na cidade de Jequié-BA;

Faleceu em 03 de janeiro de 2011, sendo considerada por seus filhos, noras e netos, um exemplo de vida a ser seguido.

 

 

 

Deputada Fernanda Pessoa

Líder PR