PROJETO DE LEI Nº ____104 /2011
À ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA
Denominar a estrada da Tanguiera, que liga os municípios de Maranguape, Maracanaú e Pacatuba, trecho entre CE-065 e CE-060 no município de Maranguape/Ceará de “LUIS GIRÃO”.
Art. 1º Fica denominada de LUIS GIRÃO a Estrada da Tangueira, entre a CE-065 e CE-060 no município do Maranguape/Ceará.
Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário.
Art. 3º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza, aos 04 de maio de 2011.
LUCÍLVIO GIRÃO SALES
DEPUTADO ESTADUAL
JUSTIFICATIVA
O Empresário Luiz Girão "Foi bem a expressão do homem incansável, que sabia construir sem medo nem desfalecimento e cumprir fielmente a risca os princípios da honradez e do dever". Nascido em Morada Nova, em 03-09-1906, transferiu-se ainda menino, para o Município de Maranguape, onde se tornou, ao longo da vida, um grande fazendeiro e pecuarista. Na terra de Capistrano de Abreu, além de conquistar a condição de um verdadeiro CAPITÃO DE INDÚSTRIA E AGROINDUSTRIA, o Empresário Luiz Girão exerceu com sucesso as atividades comerciais, sendo provavelmente o único comerciante no Brasil a pagar seus impostos antecipadamente, a fim de que a prefeitura do seu município pudesse realizar alguma obra de interesse público. E, como se não bastasse esse exemplo de cidadania, o Empresário Luiz Girão foi incluído pelo escritor e jornalista Blanchard Girão, como uma das grandes figuras emblemáticas do clã fundado, no Ceará, pelo português Antônio José Girão, ao lado do Professor Emérito Eduardo Henrique Girão, Historiador Raimundo Girão, Escrivão Sousa Girão, e do Professor Clodomir Teófilo Girão, dentre outros.
Casado, ou melhor, muito bem casado, com sua prima Maria Caleste Cavalvanti, construíram juntos, uma família numerosa, além de ajudar na educação de parentes e aderentes, nunca faltando aos que a ele recorriam por necessidade ou má sorte. O empresário Luiz Girão era, de fato, um agraciado dos deuses pelo exemplo, o elevado espírito público e, acima de tudo, por amor ao próximo.
De fato, esse exemplo de criatura humana, cuja vida simples refletia as suas convicções espirituais notabilizou-se pelos bons exemplos dados e serviços realizados em sua terra natal, especialmente na cidade do genial Capistrano de Abreu.
Pelo exposto e levando em consideração os vários testemunhos transcritos do pequeno livro cujo texto é de Inês Prata Girão, em anexo, o empresário Luiz Girão merece ser homenageado com seu nome dado á Estrada da Tanguiera/Olho D'água, que liga o município de Maranguape ao Município Pacatuba, trecho entre CE- 060 e CE-065.
Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza, aos 04 de maio de 2011.
LUCÍLVIO GIRÃO SALES
DEPUTADO ESTADUAL